CASA VÓ BENEDITA
QUEM SOMOS?
Acolhe crianças e desenvolve projetos para integração social
As crianças que chegam à Casa Vó Benedita são encaminhadas pelo Juiz da Infância e da Juventude. Uma vez acolhidas na CVB recebem alimentação, assistência à saúde, higiene, lazer, educação, atendimento psicossocial e muito afeto. A Casa Vó Benedita busca manter o contato das crianças com a Comunidade Santista promovendo visitas abertas da comunidade à entidade, bem como atividades esportivas e de lazer em fora da instituição, como aulas de futebol no centro esportivo do bairro ou aulas de capoeira em uma academia do bairro. As quartas feiras acontecem as visitas dos pais biológicos visando manter o vínculo das crianças com os pais.
Essas crianças permanecem no abrigo até que sejam adotadas ou retornem ao lar de origem seguindo sempre determinação judicial. No entanto, a Casa Vó Benedita conta com uma equipe técnica que tem como prioridade cumprir a determinação do Parágrafo Único do Artigo 101 do ECA, ou seja, tornar o Abrigo Casa Vó Benedita um local de passagem para as crianças acolhidas. Para que isso seja efetivado são realizadas visitas contínuas às famílias de origem e extensa da criança, além de atendimentos semanais a essas famílias, sendo que desses procedimentos são gerados relatórios mensais pormenorizados, os quais têm por finalidade auxiliar e agilizar os processos judiciais de cada criança abrigada.
NOSSA HISTÓRIA
1976
Fundada de fato em meados de 1976 por Benedita de Oliveira, A Casa foi constituída com a finalidade de socorrer a infância em estado de abandono, orfandade, maus tratos e situações de risco.
As crianças permanecem no abrigo até que sejam adotadas ou retornem ao lar de origem, seguindo sempre determinação judicial.
1984
O Abrigo surgiu da dedicação de Benedita, que cuidava das crianças pobres que eram deixadas em sua residência, semi ou totalmente abandonadas pelos pais, à Rua Bitencourt, 171, Centro.
Esta senhora era carinhosa chamada de “Vó Benedita” , a qual veio a falecer em 17 de setembro de 1984.
1986
Após a sua morte, o grupo de colaboradores liderados pelo médico Dr. José Carlos de Azevedo e Maria Odila de Oliveira, filha adotiva de Benedita, fundaram a Entidade “Casa Vó Benedita”.
Eles à partir de então, resolveram assumir as responsabilidades das crianças, juntamente com Odila.